quarta-feira, 26 de maio de 2010

Bordados

Retirado do Banana Craft, blog que eu adoro seguir.. :)

Bordado: tutorial de ponto atrás

frutas bordadas com ponto atrás

Várias pessoas me escreveram pedindo um tutorial de como fazer para transferir o desenho para o tecido, quando se vai bordar ponto atrás. Na verdade, existem várias formas e é impossível dizer qual a melhor. Cada pessoa faz do jeito que acha mais fácil e prático: desenhando direto no tecido com lápis ou com caneta cuja tinta fica invisível depois de algum tempo, usando papel carbono para transferir o desenho, copiando o desenho mantendo-o embaixo do tecido, usando transfers especiais para bordado… Eu desenho primeiro no papel e depois refaço o desenho, a mão livre, sobre o tecido, usando caneta especial. Olha só o tutorial!

frutas para bordar ponto atrás

maçã, cereja e pêra

Primeiro, faço um esboço bem simples do que pretendo bordar. Neste caso, usei um pano de prato para bordar uma maçã, uma pera (que agora não tem mais acento) e cerejas, além de algumas palavras em francês. Depois de pensar na ideia geral, faço um segundo desenho, em tamanho real e com os detalhes.

bordado - frutas

Em seguida, vou refazendo o desenho no tecido, usando a caneta que tem tinta especial, que desaparece depois de algum tempo. Existe um outro tipo de caneta cuja tinta só some depois que o tecido é lavado. Você pode escolher qual acha mais prática. A vantagem da que eu uso é que não é preciso lavar a peça logo que acabar de bordar. A desvantagem é que, se a gente demora para terminar o bordado, o desenho vai sumir e será preciso refazê-lo para conseguir bordar o que falta.

ponto atrás

Com o desenho pronto, é só introduzir a agulha pelo avesso do tecido, deixando uma ponta de cerca de 1cm de linha no avesso, para o arremate. Os pontos são feitos sempre para trás sobre os fios do tecido. A agulha sai na frente da base da linha, sempre tentando selecionar o mesmo número de fios do tecido. No meu caso, bordei em saca de algodão e fica complicado de selecionar a quantidade de fios, porque eles têm espessuras muito irregulares. A ponta da linha que ficou no avesso vai sendo presa com os próprios fios do ponto.

ponto atrás

ponto atrás

tutorial de ponto atrás

Como você pode ver na foto acima, o avesso fica parecido com a frente, só que com um acabamento menos delicado, já que, no início, a linha está dupla, por conta do arremate do início do trabalho.

bordado - cerise

Eu uso linha própria para bordado, separando sempre três fios – o que significa que divido um pedaço de linha pela metade, deixando três fios em cada parte. Gosto de usar três fios porque o bordado fica mais “fechado”. Em tecidos com trama muito aberta, é preciso usar o fio completo ou bordar com uma linha mais grossa.

bordado - poire

Se você não gosta de desenhar ou acha que não tem habilidades suficientes, pode copiar de desenhos prontos. Sempre é importante tomar cuidado com direitos autorais, já que você vai utilizar algo que foi feito por outra pessoa. Na dúvida, sempre é aconselhável entrar em contato e pedir permissão antes de copiar desenhos alheios, a menos que eles claramente venham com a informação de “free pattern” ou “reprodução permitida somente para uso pessoal”.

bordado - pomme

Eu adoro incluir frases e palavras nos bordados. Elas dão um charme especial e, ainda por cima, é uma delícia escrever bordando. Além disso, uma das grandes vantagens do ponto atrás é que ele é muito simples de fazer, pode ser bordado em qualquer tipo de tecido e não precisa de gráficos especiais – como no caso do ponto cruz. Qualquer desenho, frase ou palavra pode ser bordado. Uma delícia!

bordado - frutas

Para saber mais:
-Aqui no BananaCraft um tutorial de como colorir bordados com ponto atrás usando giz de cera

Um comentário:

pizzaiolo eduardo disse...

oinão tenho computador vc poderia fazer pra mim o du dudu e edu desse blog http://onlinegifs-dududueedu.blogspot.com/ em ponto cruz?