sábado, 8 de maio de 2010

Achei na net - festas

Do site: http://criativesse.blogspot.com/2010/02/10-dicas-para-incrementar-festa-de-seu.html10 dicas para incrementar a festa de seu filho

Antes de qualquer coisa, gostaria de ressaltar o quanto fiquei lisonjeada pelo convite da Verônica para escrever no Criative-se. Há muito tempo eu admiro este cantinho e poder participar disso tudo, ao menos por um dia, é muito gostoso.

Apesar da empolgação inicial, preciso confessar que senti também um certo receio. Afinal, estar aqui é no mínimo um desafio. Blog diferente, público diferente, assuntos diferentes. Será? Seriam mesmo tão diferentes assim? Resolvi aceitar o convite e tentar de alguma forma acrescentar novidades às maravilhosas dicas criativas que já constam por estas bandas.

A Verônica havia dito que a intenção seria enriquecer a temática do blog, como numa verdadeira colcha de retalhos, onde cada convidado adicionasse sua alma e características próprias. Deixou-me bem à vontade para escrever sobre o que eu quisesse, e assim eu fiz. Imagino que muitas mães, tias e avós de crianças em idade escolar navegam nestes domínios, estou certa? Certamente elas poderão se interessar pelo que eu tenho a dizer.

Antes, deixa eu me apresentar a vocês, pois minha mãe me educou a não falar com estranhos, e se a mãe de vocês fez o mesmo, é provável que muitos nem continuem a ler o post, se eu não me apresentar devidamente.

Meu nome é Cláudia, sou alagoana, moro em Maceió e tenho duas filhas. Sou servidora pública federal, de formação jurídica e descarrego minha energia criativa nas horas vagas, já que no trabalho ela é constantemente limitada pela castradora legalidade burocrática. É em casa que eu sou mais eu. Amo minha família, meu lar, minha casa. Estou sempre inventando alguma coisa para fazer, para ocupar minha mente inquieta.

Quando minha filha mais velha completou um aninho, descobri uma paixão até então ignorada pelas festas infantis. Não as luxuosas e caras, fora da realidade da grande maioria da população brasileira, mas aquelas feitas de forma artesanal, com amor e carinho, exclusivamente para fazer feliz os nossos filhos. Creio que com um pouquinho de criatividade, algum tempo livre e muita boa vontade, é possível criar coisas belas, originais e que envolvam a participação de toda família no evento. Afinal, a intenção é criar memórias que se eternizem. E nem precisa ser artesã profissional pra meter a mão na massa. Meu caso é um bom exemplo.

Selecionei 10 dicas para fazer uma festa infantil diferente, original e inesquecível. Algumas são bem práticas e simples, outras um pouco mais trabalhosas, mas todas são igualmente fáceis e possíveis de serem feitas até por quem não tem nenhuma experiência. E o melhor: não custam rios de dinheiro!

Tentei ser o mais sucinta possível, poupando repetições desnecessárias. Por isso, em alguns casos, linkei para o PAP completo que está no meu blog. Assim, apenas quem estiver efetivamente interessado acessará o link. Os demais, poderão continuar a leitura do post.

Dica 1 - Topiarias

Uma mesa de guloseimas colorida e atrativa pode render belas fotos, além de atiçar o interesse dos pequeninos. Gosto particularmente de incorporar as guloseimas à mesa de decoração principal, pois assim fica tudo mais harmonioso.

Os arranjos acima são fáceis de fazer. Basta ter palitos de churrasco, durex verde, balas de morango e chicletes redondinhos. Com o durex verde, revista o palito de churrasco, prenda as balas de seis em seis e fixe-as ao palito. Cole o chiclete com cola quente para servir de miolo para a flor.

Topiarias de bombons, de bis e de balas podem ser facilmente feitas usando-se um galho resistente, uma bola de isopor e cola quente. Pinte a bola na cor da embalagem predominante dos bombons. Depois de seca, faça um furo para enfiar o galho. Coloque o galho num vaso com gesso ou argila para fixá-lo. A seguir, cole as balas ou bombons com cola quente de cima para baixo, fazendo círculos.

O efeito é totalmente diferente conforme o bombom a ser usado.

Dica 2 - Flores de jujuba

A ideia não é propriamente uma novidade, a própria Lúcia usou flores de jujuba no chá de bebê da Duda, lembram? O fato é que as flores de goma embelezam a mesa de qualquer tema. Podem ser dispostas como flores germinando num gramado artificial ou arrumadas num vaso, formando um belo arranjo floral. Para completar o detalhe, uma borboleta, dessas vendidas em floricultura.

Quer aprender a fazer flores de jujuba ou ler mais sobre topiarias? Aqui.

Dica 3 - Chocolates temáticos

Derreter chocolate nobre não é tão simples. Graças a Deus inventaram o fracionado, que numa festinha infantil quebra o galho e não faz feio nas fotos. Justamente por ser fracionado, dispensa o choque térmico, o que facilita o processo enormemente. Eu costumo usar o da marca Harold, cujo gosto até agora me pareceu o melhor.

Existem no mercado formas de acetato em diversos modelos. Procure um relativo ao tema da sua festa e faça pirulitos de chocolate para enfeitar a mesa de doces. Também podem servir de convite ou lembrancinha. Basta derreter o chocolate em banho-maria, despejá-lo nas forminhas e levá-las à geladeira por uns 15 minutos. Depois é só desenformar, passar no filme plástico (para que não manchem o plástico com o calor) e embalar em saquinhos transparentes. Clique aqui, se quiser ler mais sobre o assunto.

Dica 4 - Docinho modelado

Lembra como era divertido brincar de massinha quando éramos crianças? Fazer docinhos modelados não é muito diferente. A massa é feita com 1 lata leite ninho, a mesma medida, menos 3 dedos, de açúcar refinado e 100ml leite de coco. Mistura-se tudo até dar o ponto de soltar das mãos. O corante alimentício em gel é acrescido depois da massa feita, com o auxílio de um palito de dentes, e aí é só modelar os mais diversos personagens.

Esse docinho fica uma delícia e dá pra ser congelado até três meses antes da festa. Dá até pra pedir a ajuda da criançada na modelagem. Se quiser ver um PAP com fotos, clique aqui.

Dica 5 - Forminhas de docinhos customizadas

Para dar nova roupagem até mesmo aos mais tradicionais brigadeiros, casadinhos e surpresas de uva, nada melhor que exibi-los em forminhas estilosas. Dá pra fazer forminhas com os personagens da festa, como na foto acima, ou simples e delicadas com laços e fitas, como na foto abaixo.

Para quem quer um pouco de glamour sem gastar muito, pode optar por fazer forminhas com pétalas de rosa, como as que fiz nas fotos abaixo. São ideias para festas femininas, 15 anos, formaturas, noivados ou até casamentos.

Basta colar cada pétala com cola quente. Em lojas de arranjos artificiais, vendem-se saquinhos de pétalas. Vale o custo-benefício, já que o trabalho de colá-las não leva mais que meia hora e o resultado é daqueles que dá a impressão de que a gente gastou uma fortuna.

Dica 6 - Lugares americanos

Em festinhas apenas para crianças, como as feitas na escola ou em pequenas reuniões em casa, fazer lugares americanos temáticos em EVA pode ser uma excelente forma de decorar as mesas e ainda sevem como lembrancinha.

Dá pra fazer com qualquer tema. Basta usar a imagem de qualquer personagem retirada da internet e ampliá-la (no world mesmo), no tamanho de uma folha de papel A4. Transferir o risco para o EVA e recortar as peças. Para colar, basta usar cola quente.

O PAP desse jogo americano está disponível aqui.

Dica 7 - Porta-guardanapos

Os porta-guardanapos dão um ar lúdico à mesa dos convidados. É possível fazer porta-guardanapos individuais ou um por mesa, dependendo do gosto e bolso do freguês. Abaixo, algumas sugestões:

Porta-guardanapo feito com EVA

Feito com fita de TNT e com continhas de bijou

Feito com pegador de roupa e mini biscuit.

Dica 8 - Chapéus em EVA

Lembram daqueles chapéus de papel que a gente usava na infância, nas festinhas de aniversário? Os chapéus de EVA de personagens são uma releitura desses chapeuzinhos. Podem ser distribuídos na entrada e ajudam a criar o clima festivo. Ideais para festa de crianças pequenas. O PAP do chapéu está aqui e, com um pouquinho de CRIATIVIDADE, pode ser adaptado para qualquer personagem.

Dica 9 - Atividades recreativas

Mesmo se o problema for falta de grana, você pode improvisar algumas atividades, com um pouco de ajuda e criatividade. Como eu digo, não são necessárias grandes produções para encantar nossos pequenos. Nós é que inventamos moda. Abaixo algumas ideias que eu mesma já testei e aprovei:

a) Oficina de pintura facial – usando tinta apropriada para rosto. Peça a alguém ou treine como se faz e faça você mesma as pinturas na criançada;

b) Camarim com marias-chiquinhas, tatoos temporárias, maquiagem infantil e muito brilho. Monte pompons e frufrus de lã para as meninas; dá pra fazer também manicure nas meninas, com direito a unhas decoradas;

c) Oficina de pipas (para meninos) – prepare os materiais com antecedência, deixe tudo cortado e pronto pra montar. Se você não sabe fazer pipas, o Google dispõe de diversos tutoriais ensinando a cortar, colar e montar. Não há como errar.

d) Oficina de bonecas de pano (para meninas)– se você costura ou conhece alguém que costura, pode fazer essa oficina. As crianças enchem o corpinho das bonecas, pintam seu rostinho e depois colam o rosto ao corpo. É sucesso garantido. E ainda levam a boneca como lembrancinha depois da brincadeira.

e) Bolo Interativo – Faça cupcakes, ou compre-os pronto na padaria. Prepare 2 tipos de cobertura e vários tipos de enfeites: jujubas, delicatos, granulados de várias cores e formatos. Disponha tudo numa bancada do tipo self-service. Cada criança enfeita seu próprio bolo, como achar melhor. Distribua velinhas na hora do parabéns e cada criança apagará a sua. Vai ser um sucesso!

f) Piquenique no jardim - Prepare cestas individuais com sucos de caixinha, achocolatado, biscoito, fruta, sucrilho de saquinho, salgadinhos e bombons. Forre uma toalha xadrez no gramado e pronto!

g) Cantinho da pintura – organize uma mesinha baixa com lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, papel em branco e muitas imagens para colorir. As crianças adoram! Deixe alguém responsável pelo cantinho, se não quiser ter surpresas desagradáveis ao final da festa, em suas paredes.

Dica 10 - Álbum customizado

Em tempos de fotos digitais está cada vez mais raro encontrar quem ainda revele à moda antiga. Se você é da velha guarda e ainda revela suas fotos, pode arrumá-las num álbum temático. Se não tiver material de scrapbooking, pode improvisar com o material disponível: botões decorados, fitilho, imagens impressas em cartolina, tecido, fita adesiva tipo banana, ilhoses, cola quente etc.

Além da economia e da possibilidade de fazer algo diferenciado, há ainda o indiscutível prazer de fazer algo para nossos filhos. Ao ver o brilho em seus olhinhos encantados com o resultado final, nos sentimos recompensadas e bem pagas.

Espero que tenham gostado das dicas. Foi realmente um prazer estar aqui. Desculpem-me o post um tanto longo.

Um cheiro,

Cláudia Ramalho.

Nenhum comentário: